sexta-feira, 18 de junho de 2010

Charge do dia

Charge do Lute para o jornal Hoje em Dia 19/06/2010

8 comentários:

Henrique Rossi disse...

Muito boa essa charge...

Devo reconhecer, todavia, que Saramago era um grande amigo do tirânico regime cubano, sendo portanto, co-responsável pelas milhares de mortes infligidas por Castro sobre os intelectuais do povo que ele massacra quotidianamente.

Saramago vai tarde. O mundo não precisa de ninguém como ele.

Anônimo disse...

A charge é ótima!
E a estupidez do boçal acima é fora de hora e lugar!
José Marti

Henrique Rossi disse...

Ah sim! Pois inteligente é silenciar diante da montanha de cadáveres de Castro...

Essa sua "inteligência", caro José, eu não quero nunca possuir.

Paulo Barbosa disse...

Saramago, entretanto, insurgiu-se sempre contra o estado corporativo-militar norte-americano. E não teve culpa do bloqueio econômico contra Cuba, ainda hoje vigente. Era um escritor, antes de mais nada, não um responsável direto pelos crimes de Fidel. Seu recado veio na forma de literatura, e é nesse território que deve ser entendido e interpretado.

Henrique Rossi disse...

Acho que você se expressou muito bem, Paulo.
Apesar disso, não concordo integralmente contigo.
Pois nós somos responsáveis pelas coisas que apoiamos. Mesmo que um abortista não seja médico, é também responsável pelo assassinatos de bebês indefesos. No meu ponto de vista, esta é a equação verdadeira. No caso de Saramago, o fato de ser escritor não o alivia, mas lhe pesa! Pois, sendo hábil com as palavras, deveria ser duplamente cauteloso com o que defendia.

Lute disse...

Legal quando a charge desperta debates! Aliás, sua função primordial.
Vejo o autor de "Levantado do Chão"
acima de suas posições políticas. Embora eu discorde de toda e qualquer ditadura, acho a sua obra fundamental para a literatura mundial, o primeiro prêmio Nobel de literatura da língua portuguesa.
Politicamente, acho que se pode apoiar a democracia ocidental, como a dos EUA e ao mesmo tempo, criticar duramante absurdos como Guantánamo! Mas esse debate, deve ser feito sempre respeitando quem discorda de nossa opinião e assim como a charge não termina em ponto final. Deixemos reticências...

Henrique Rossi disse...

Politicamente, acho que se pode apoiar a democracia ocidental, como a dos EUA e ao mesmo tempo, criticar duramante absurdos como Guantánamo!

Concordo plenamente contigo. Apesar disso, faço uma pequena ressalva: infelizmente o mundo é mais duro do que gostaríamos. A questão de Guantánamo, por exemplo. Quem seria contra um tratamento mais humano para os presos? E quem seria a favor da liberação de terroristas potenciais? Há uma real questão jurídica aí. Se este problema grave, real fosse resolvível com uma canetada, nosso salvador magnânimo, são Obama, já o teria feito há muito tempo... Por que não o fez? Ora, não o fez porque se ele oferecer aos terroristas de Guantánamo as vantagens legais da justiça civil americana alguns deles poderão ser libertos. E, com isso, ele perderia enorme prestígio e popularidade (que já não estão em bons patamares há muito tempo).
Portanto, a vida é dura. Mas, como a rapadura, pode ser dura e doce.
Só continuo a favor da retribuição devida das responsabilidades. Que cada um tenha o dever de responder pelo que faz ou diz, por isso mantenho a minha censura pessoal a Saramago. Meu mundo ideal não o inclue. Para mim, ele foi tarde.

Anônimo disse...

necessario verificar:)